Dinâmica: A teia das relações

by fevereiro 13, 2016 0 comentários


Olá catequistas, paz e bem. 
Estava eu na faculdade essa semana e a professora comentou dessa dinâmica "A teia de barbante", não chegou a fazer conosco, mas eu me recordei que já havia participado da mesma, no grupo jovem da minha comunidade e decidi traze-la para vocês.

A dinâmica pode seguir dois caminhos. Um deles é o "conhecer a turma" (nesse caso, se aplica no início da catequese) e o outro é o de "descontração" (que pode ser aplicado para relaxar a turma, quando se percebe que a turma está estressada, desmotivada...)


1. PREPARANDO A DINÂMICA:
Nessa dinâmica vocês só precisarão de um rolo com bastante barbante. Peça para que façam um circulo, em pé mesmo (ou sentado, como preferir).

2. DESENVOLVIMENTO:
 O catequista inicia a dinâmica segurando a ponta do barbante
 > Se for o caso de "conhecer a turma", o catequista começa se apresentando (Nome, idade, Bairro, Algum hobby que tenha)
 > Se for o caso de "descontração", o catequista escolhe uma outra pessoa e olhando pra ela, faz uma pergunta relacionada a essa pessoa (como por exemplo: Qual seu time? 
 Quanto anos você tem? Tem namorado(a)? Qual seu hobbie? Pode ser coisas pessoais ou relacionados a vida profissional, a vida em comunidade) e joga o barbante pra ela (sem soltar a ponta do barbante)
 Depois o próximo que pegar o barbante deve segurar o barbante fazer a mesma coisa que o catequista e jogar para uma outra pessoa (qualquer uma, não é necessário seguir uma ordem).
 Depois que o barbante passar na mão de todos, uma espécie de teia estará formada no meio deles.

3. REFLETINDO:
 Mesmo com nossas diferenças, nós precisamos criar laços uns com os outros, viver em comunidade é isso. Ninguém consegue viver bem em uma comunidade se não se dá bem com os irmãos. Se observarmos a teia de uma aranha veremos que ela é toda bem feitinha, não se rompe fácil. Assim também deve ser a nossa relação dentro da catequese, uma relação forte de amor, de companheirismo... As vezes acontecem desavenças e a teia dá uma quebrada mas é preciso que haja a reconciliação, é preciso fazer o reparo naquele rompimento para voltarmos a viver bem.

4. ESTUDE:
(http://www.claret.org.br/biblia) I Coríntios - Capítulo 12
http://parsantacruz.org.br/comunidade-viver-em-comum-unidade/

0 comentários:

Postar um comentário